RBAC 103 – Cadastro

00 Procedimento Correto RBAC 103

 

Dia 07 de Fevereiro de 2019 a CAB, Comissão de Aerodesporto Brasileira foi credenciada pela ANAC para cadastro de AERODESPORTISTA e AERONAVES no sistema de cadastro da ANAC para o RBAC 103.

Este sistema gerencia o cadastro dos aerodesportistas e suas aeronaves, operando sob as regras do RBAC-103.

Este cadastro obrigatório de praticantes sob o RBAC 103 atrelado à emissão de um atestado de capacidade técnica de conhecimentos mínimos sobre o regulamento, o uso do espaço aéreo para a sua prática e procedimentos para garantia da segurança de terceiros e do sistema de aviação civil, não deve ser confundido com uma habilitação.

A prova de conhecimentos na área acima descrita não avalia a proficiência de pilotagem e nem confere qualquer prerrogativa técnica específica.

A prerrogativa de cadastro da CAB é para:

  1. voo livre;
  2. ultraleves motorizados até 200kg de peso vazio;
  3. balões livres tripulados pela CAB até 3.000 metros cúbicos.
  • A CAB na qualidade de entidade de administração do aerodesporto prioriza o atendimento deste requisito pelas entidades de prática de cada modalidade. Por isso, sugerimos que entrem, inicialmente em contato com as entidades de prática do voo livre, do ultraleve motorizado e do balão livre tripulado que estiverem credenciadas junto à ANAC.

Link de acesso para cadastro  e  a  realização de sua prova de conhecimentos pela CAB: https://rbac103.cab.org.br – IMPORTANTE: Leiam o passo a passo abaixo para se cadastrarem no Sistema de Aerodesporto da ANAC. Precisa estar cadastrado na ANAC tanto a pessoa e/ou a sua aeronave para que a CAB possa dar seguimento ao processo. O processo não tem seguimento, se, voce se cadastrar apenas na CAB. Por outro lado, se voce se cadastrar na ANAC e não avisar a CAB, se ela for a entidade de sua escolha, também não temos como contactá-lo, por e-mail, por isso, cadastrem-se também na CAB.

Para quem já tem uma habilitação da ANAC, não é necessária a realização da prova, mas é obrigatório subir no sistema de cadastro na ANAC a comprovação de sua habilitação, que pode ser sua licença ou um print da tela da ANAC.

Antes de ligar para tirar dúvidas, leiam atentamente o material. Recomendamos a RBAC 103 e a IS 103-001B. Estes dois documentos contemplam todas as informações.

Leia atentamente o Guia Cadastro e Prova Aerodesportista (ver 4)

Leia atentamente o Guia Cadastro e Registro Fotografico de Paramotor, Paratrike e Balão (ver 2)

FICHA DE REGISTRO DE MINITRIKE E TRIKE NO RBAC103

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial