Isenções de Uso Terapêutico – TUE

“Informe em vez de ser pego!”

O que é um TUE- Therapeutic Use Exemption?

Como competidor, você pode ter uma doença ou condição que requer uma medicação específica. Mas este medicamento pode conter uma substância que aparece na Lista de Proibição da WADA. Nesse caso, você pode receber uma Isenção de Uso Terapêutico (TUE) que lhe dá permissão para usá-la.

Quem precisa de um TUE-Therapeutic Use Exemptions?

Qualquer atleta que participe de um evento aprovado pela FAI (qualquer evento registrado no Calendário da FAI) e que pode estar sujeito a controle de doping deve solicitar um TUE antes de tomar uma medicação proibida. Todas as informações contidas neste pedido serão estritamente confidenciais.

O pessoal de apoio do atleta não pode candidatar-se a uma TUE para ele/ela mesmo(a). No entanto, o pessoal de apoio do atleta deve ter uma justificativa aceitável para usar uma substância proibida. O pessoal de apoio do atleta também pode estar na posse de substâncias proibidas se for consistente com uma TUE concedida a um atleta, ou seja, o médico pode estar carregando insulina para o seu atleta que tem um TUE para isso. A referência ao TUE pode ser um pouco redundante, mas no final do dia, o pessoal de apoio do atleta precisará provar por que ele/ela estão carregando uma medicação proibida em algum momento. Mas seria uma TUE concedida ao atleta.

Por que você precisaria de uma TUE?

 Os TUEs garantem que você possa ter tratamento para uma condição médica legítima – mesmo que esse tratamento exija uma substância ou método proibido.

O processo TUE evita o risco de sanções devido a um teste positivo.

Como obter um TUE?

1- Preencha o fai-tue-application-template-en (formulário TUE da FAI) com a ajuda do seu médico. O nome da(s) substância(s) proibida(s) deve(m) ser indicados (não o nome da marca da medicação) e apenas as substâncias proibidas devem ser registradas no formulário TUE.

Tenha cuidado, esta é a responsabilidade do seu médico para controlar qual medicamento contém uma substância proibida!

2- Tenha o formulário controlado e assinado pelo seu médico.

3- Se você é um piloto de nível internacional, você deve enviar este formulário (depois de ter sido preenchido pelo médico) para a sede da FAI, em atenção ao Gerente de Anti-doping (Anti -Doping Manager).

4- Se você é um piloto de nível nacional, envie-o para o seu National Air Sport Control, a CAB.

Se a TUE for aprovada, o atleta irá receber um certificado de aprovação TUE.

Os atletas devem obter TUEs para Substâncias Proibidas antes de competirem. Os atletas do Grupo de Testes registrados devem candidatar-se aos TUEs, ao mesmo tempo em que fornecem as informações de localização para a FAI e, exceto para situações de emergência, não menos de 21 dias antes da participação do atleta em um evento internacional. Os atletas que não participam do Grupo de Testes Registrados devem se inscrever para os TUEs através do National Airsport Control (NAC) CAB pelo menos 21 dias antes de participar de um evento internacional.

Painel FAI TUE

A FAI nomeou um painel de médicos para considerar os TUEs (“Painel de TUE)”. Os atletas devem enviar seus pedidos de TUE (preenchidos com todas as informações necessárias e assinados por eles mesmos e o médico) para FAI diretamente para que o Painel de TUE avalie, (para atletas no Grupo de Testes Registrados, independentemente de o atleta já ter ou não um TUE emitido pelo NAC). O Painel FAI TUE avaliará os pedidos de TUEs de acordo com o Padrão Internacional da WADA.

Se você tiver uma consulta específica sobre uma Isenção de Uso Terapêutico, você pode entrar em contato com o painel FAI TUE usando o link abaixo. Todas as perguntas são tratadas com sigilo e confiança.

Lista de Substâncias Proibidas em Português para Consulta. Lista de Substancias Proibidas

Endereço para envio e dúvidas:

Please submit the completed form to :

CONFIDENTIAL

FAI Anti-Doping Manager

FAI – Fédération Aéronautique international

MSI – Avenue de Rhodanie 54

1007 LAUSANNE

Switzerland

[email protected]

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial