Internacionais

Como registrar um Recorde Continental e/ou Mundial?

As informações a seguir são válidas para registros de recordes mundiais, continentais de todas as modalidades aerodesportivas.

Passo 1: Para decidir sobre a sua tentativa de recorde

Verifique nas páginas de registro da FAI qual é o melhor desempenho anterior, se houver, para o registro que você deseja definir.

Passo2: Homologações pendentes

Não se esqueça de verificar as reivindicações de registro pendentes de homologação.

Passo 3: Leia a seção de seu aerodeporto no código esportivo

Revise o Código Esportivo da FAI, Seção Geral e as seções especializadas relevantes, que são 13, para obter uma compreensão das regras e requisitos de documentação.

Passo 4: Estude e baixe o “World Distance Calculator”

Para a definição do trajeto usado para sua tentativa de registro de recorde, você precisará ter a distância exata dada pelo World Distance Calculator”.

Passo 5: Licença Esportiva FAI

Obtenha uma licença esportiva da FAI do seu “National Airsport Control Organization (NAC)”, no caso do Brasil é a CAB – Comissão de Aerodesporto Brasileira, se você ainda não tiver uma válida.

Observe que o Código Esportivo da FAI – Seção Geral, Item 8.1.3 diz: A Licença Esportiva só será considerada emitida e válida, se o titular estiver listado na base de dados da Licença FAI Esportiva pelo NAC que está emitindo a Licença Esportiva específica.

Passo 6: Monitoramento por Observadores Oficiais

Seu vôo ou salto terá que ser adequadamente monitorado e controlado. Determine com seu NAC, no Brasil com a CAB quem servirá como Observador(es) Oficial(s). Os observadores da CAB são indicados pelas entidades máximas filiadas. Em breve teremos uma lista aberta disponível para consulta no site da CAB.

Se o vôo for um registro de “velocidade sobre um trajeto conhecido” entre 2 aeroportos, cada um com uma torre de controle, o pessoal da torre tem o direito de certificar os horários de início e término.

Passo 7: Preparo do Processo e Contatar os Observadores Oficiais de sua Modalidade

Você deve entrar em contato com o(s) Observado(es) Oficial(s) para discutir o vôo ou salto e os procedimentos para documentar o registro.

Passo 8: Avisar a CAB – Importante

Antes de sua tentativa de recorde, favor avisar a CAB de sua intenção, data, local e estrutura para que a mesma esteja a postos para seguir com a tramitação. Este aviso poderá ser feito através de e-mail no [email protected] com o assunto RECORDE.

Agora a parte divertida …. você bater o recorde!

Passo 9: Avisar a FAI em 7 dias – Importante

Dentro de 7 dias da tentativa do recorde, a FAI deve ser notificada oficialmente de que o vôo ou salto foi bem sucedido e receber detalhes básicos do desempenho, de preferência usando o Formulário Padrão de Reivindicação Preliminar em inglês. Agora também com a versão traduzida para o português para o seu mais fácil entendimento. Fax ou e-mail são aceitáveis. Temos estes arquivos em word também, Inglês e Português.

Passo 10: Envio da Comprovação para a CAB, NAC Brasil

Envie a CAB os detalhes completos do voo ou salto (nos formulários prescritos, se aplicável), incluindo quaisquer provas necessárias, como fotografias, barogramas.

Passo 11: CAB reconhecer como Recorde Nacional

Após o NAC receber e revisar o arquivo de documentação, seu registro deve ser certificado como um registro nacional.

Passo 12: Enviar à FAI dentro de 120 dias do recorde a documentação. Importante

Se um Registro Mundial ou Continental for reivindicado, a CAB deverá então, enviar um dossiê completo via correio contendo a evidência original à FAI em Lausanne, Suiça dentro de 120 dias, solicitando que a FAI aprove o registro como um Registro Mundial ou Continental.

Passo 13: Custos da FAI

Observe que a FAI cobra dos NACs uma taxa administrativa de CHF 200(francos suíços) para processar cada dossiê de registro de recorde do Mundo ou Continental. NACs podem decidir passar esta carga para os requerentes. No caso da CAB, estes custos são repassados diretamente ao solicitante do recorde, com a comprovação do pagamento no prazo de 120 dias da sua tentativa.

Se, preferir a CAB poderá  fazer a remessa do valor, pois está cadastrada no Banco Centra. Repassaremos a taxa de envio e o valor do imposto de renda cobrada pelo banco e pela receita federal. Como estimativa, pode acrescentar cerca de 30 a 40% do valor em francos suíços.

Passo 14: Custos CAB + Taxa de Envio por Correio

Os custos da CAB para processar a sua tentativa de recorde será de R$ 100,00 + taxa de envio pelo correio, na dependência da urgência. Os custos e a taxa de envio serão cobrados diretamente do solicitante ou da entidade máxima da modalidade.

Passo 15: Dúvidas com a FAI

Se você tiver dúvidas, entre em contato com a FAI.

Passo 16: Dúvidas com a CAB

Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar nos telefones – 11-98335-4700 ou por e-mail [email protected] com o assunto RECORDE.

O não pagamento dos custos da FAI e da CAB tornará o solicitante inadimplente junto a sua entidade e à CAB.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial