Projeto Prioritário – Regulação de Aerodesportos

Reunião 19/07/2017

Reunião Participativa sobre o Projeto Prioritário – Regulação de Aerodesportos.

Anexo o RELATORIO_REUNIAO_PARTICIPATIVA

A Nota Técnica tem 200 páginas e é muito pesada para baixar aqui no site, mas quem precisar é só entrar em contato com a CAB no e-mail [email protected]

RAB – Certificação Digital

Durante a LABACE 2017 a Dra. Luciana Ferreira da Silva, Gerente do Registro Aeronáutico Brasileiro, proferiu uma super interessante palestra. Ela é extremamente ativa, e está levando o RAB para o futuro digital, com menos papel com mais eficiência e eficácia. Parabéns a Eng. Dra. Luciana Ferreira da Silva e sua equipe.

Seguem alguns slides muito importantes.

Palestra sobre Certificação Digital no Registro Aeronáutico Brasileiro
Dra. Luciana Ferreira da Silva – Palestra sobre Certificação Digital no Registro Aeronáutico Brasileiro
Portaria 2042 de 16 de junho de 2017 - Superintendência de Aeronavegabilidade.
Portaria 2042 de 16 de junho de 2017 – Superintendência de Aeronavegabilidade.
Certidão de Propriedade e Ônus Reais
Certidão de Propriedade e Ônus Reais
Comunicação de Venda e Transferência. Importante.
Comunicação de Venda e Transferência. Importante.
Em 10 de 2007 a 2017 mais de 8000 aeronaves foram registradas.
Em 10 de 2007 a 2017 mais de 8000 aeronaves foram registradas.
Em 2 meses e meio de uso da Certificação Digital já foi economizado cerca de R$ 180.000,00, sem falar na rapidez dos processos.
Em 2 meses e meio de uso da Certificação Digital já foi economizado cerca de R$ 180.000,00, sem falar na rapidez dos processos.
Desde fevereiro de 2017 já estão usando o protocolo eletrônico SEI.
Desde fevereiro de 2017 já estão usando o protocolo eletrônico SEI.
Contatos no RAB.
Contatos no RAB.

LABACE 2017

Cerimônia de Abertura excelente com palestras e apresentações importantes. Inclusive em uma das palestras foi citado que a SAC, através do Eng. Dario Rais Lopes, Secretario Nacional da Aviação Civil estão estudando medidas de estímulo ao mercado da aviação que inclui a revisão das TFACs, e na planilha foi indicado o balão e aviões menores.

Muito animador.

A Abertura foi feita pelo Eng. Ozires Silva, fundador da EMBRAER. Foi uma grande honra conhecê-lo.

IMG_4032

Campeonato Mundial de Asa Delta em Brasilia – Brasil 2017.

brasil ad

ad24

ad1

nene1

 

O esporte estará no centro das atenções de Brasília nos próximos onze dias. Isso porque a partir desta quarta-feira (9) e até o sábado da semana seguinte, dia 19, os melhores pilotos do mundo invadirão o céu da Capital Federal, durante a 21ª edição do Campeonato Mundial de Asa Delta. A competição terá voos diários entre o Vale do Paranã, em Formosa (GO), sempre das 12h às 13h, e a Esplanada dos Ministérios, com as aterrissagens entre 15h e 17h.

“Está tudo pronto em Brasília e Formosa para a 21ª edição do Campeonato Mundial de Asa Delta – Brasil 2017. Nesta terça-feira (8), tivemos o dia de treino oficial, com aproximadamente 40 pilotos na rampa do Paranã, entre eles, italianos, checos, israelenses, americanos. Enquanto a grande maioria reservou o dia para descansar, inclusive a equipe brasileira, pois serão dez dias intensos de competição, outros preferiram vir para Vale do Paranã e fazer um treinamento final”, destaca Chico Santos, presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL)

Conhecida mundialmente como a “Havaí do Voo Livre”, Brasília é um dos locais ideais para a prática de voos livres no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

O Brasil já foi sede do Campeonato Mundial em duas ocasiões, em Governador Valadares (1991) e em Brasília (2003), e venceu uma vez no individual e outra por equipes. O primeiro e único atleta a colocar o País no lugar mais alto do pódio individual da competição foi Pepê Lopes, em 1981, em Beppu (Japão). Em 1999, em Monte Cucco (Itália), o País garantiu o único título de nações, além de duas colocações no pódio individual, com André Wolf e Pedro Matos, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Na primeira vez em que o Brasil foi sede, em Governador Valadares (MG), os destaques vieram com a segunda colocação de Pepê Lopes, o terceiro lugar de Paulo Coelho e o vice-campeonato da seleção nacional. No mundial de 2001, em Algodobales-Cadiz (Espanha), o Brasil foi o vice-campeão, repetindo a colocação em 2003, em Brasília, quando a Capital Federal recebeu seu primeiro Mundial até então. De lá para cá, o País não teve mais atletas no pódio do evento.

Favoritos – Um dos favoritos é o atual campeão mundial, o italiano Christian Ciech, vencedor no Valle de Bravo, no México, em 2015. Outros pilotos, também candidatos ao título, são os atuais cinco primeiros do ranking: o australiano Jonny Durand, número 1 do mundo e vencedor do Pré-Mundial em 2016, disputado em Brasília, o brasileiro André Wolf, vice-líder, os italianos Filippo Oppici e Davide Guiducci, e o austríaco Thomas Weissenberger.

Os países – Após a confirmação das inscrições realizadas entre domingo (6) e segunda-feira (7), 26 países participam do 21º Campeonato Mundial de Asa Delta de Brasília: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

O local das decolagens – Localizada a 92 km da Capital Federal, a cidade goiana de Formosa conta com uma rampa a cerca de 1.000 metros de altitude e, por possuir clima seco e vento constante, atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte, recebendo anualmente, desde 1984, uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Asa Delta. No ar, a distância de um voo direto é de 73 km, mas como o percurso da prova passa por pontos obrigatórios (tasks) os pilotos voam de 90 a 150 km, de acordo com os pontos escolhidos pelos organizadores. Este trajeto é definido de acordo com a previsão meteorológica do dia de cada etapa.

O Campeonato Mundial de Asa Delta tem como patrocinadores máster a Caixa e o Governo Federal. O evento conta com os apoios de Gollgi, Governo de Formosa, CONFAE, Secretaria do Esporte e Lazer de Brasília, Museu Nacional, Secretaria de Cultura, Aeroporto de Brasília, Força Aérea Brasileira (FAB), Bombeiros de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Rádio Transamérica, Home – Hospital Ortopédico e Medicina Especializada, Sportfisio, Super Ar – Escola de Voo Livre, Sol Paragliders e o Grupo Voe Tur, como a agência oficial de turismo.  É uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB), em uma produção da Zenith Marketing.

Serviço:
Campeonato Mundial de Asa Delta
Data: 6 a 19 de agosto
QG da Organização: Área externa do Museu Nacional, Brasília (DF)
Local dos voos: Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)

Programação:
Competição: Entre 9 a 18/08
Premiação e cerimônia de encerramento: 19/08 às 10h no QG

Mais informações:
Site: http://www.brasilia2017.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017

Brasileiro quebrando, Recorde Sul Americano de Swooping | Paraquedismo na Polônia.

No World Games na Polônia, brasileiros quebrando recordes.

FAI has received the following Class G (Parachuting) South-American record claim:

Claim number : 18198
Sub-class : G-1 / Competition Records
Category : General
Group : Canopy Piloting Records
Type of record : Max Distance
Course/location : Wroclaw (Poland)
Performance : 137,94 m
Skydiver(s) : Paulo Marquès (Brazil)
Date : 22.07.2017
Current record : no record set yet

Claim number : 18199
Sub-class : G-1 / Competition Records
Category : General
Group : Canopy Piloting Records
Type of record : Carved Speed 70m
Performance : 2,536 sec
Skydiver(s) : Paulo Marquès (Brazil)
Date : 21.07.2017
Current record : no record set yet
The details shown above are provisional. When all the evidence required has been received and checked, the exact figures will be established and the record ratified (if appropriate).

Gustavo Albrecht, presidente da ABUL membro da CAB, será homenageado na 111ª Conferência Geral da FAI em Lausanne na Suiça,

A FAI ” Fédération Aéronautique Internationale ” enviou a Confederação de Aerodesporto Brasileira a relação dos membros que serão homenageados na 111ª Conferência Geral em Lausanne na Suiça no mês de Outubro e nessa lista mundial um brasileiro, o presidente da ABUL Gustavo Albrecht.

Grande prazer ter a presença do Aerodesporto Brasileiro representado e homenageado em Lausanne na Suiça.111 fai

8990350409_cc4d8164f5_b Gustavo Albrecht | Presidente da ABUL.

 

Voo inaugural do dirigível AirShip do Brasil em São Carlos no interior de São Paulo.

No dia 24 de Julho as 9:00h foi realizado a apresentação do parque industrial e montagem  e voo inaugural do dirigível AirShip do Brasil, construído no interior de São Paulo na cidade de São Carlos, autoridades e patrocinadores estavam presentes, a idéia do grupo Bertolini da área de transportes é incorporar a aeronave no ramo de carga além de atuar no desenvolvimento, produção e operação de plataformas LTA’S, que integrados a sensores e outros equipamentos, podem atuar em missões variadas desde Promoção e Marketing, monitoramento de área e vigilância, coleta de dados e defesa.

air Hangar 1.

air1 AirShip do Brasil.

a2 Infraestrutura.

a3 Área externa Hangar 1.

a4 Interior do Hangar 1.

a5 Conexão de fixação da aeronave.

a6

a8

a9

a11

a10 Interior da cabine.

a12 Motorização.

a14 Estrutura e equipamentos na sede da empresa.

a16 Mesa de tecido.

a15 Forma de estrutura da cabine.

 

30º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Boituva – SP.

A cidade de Boituva recebeu de 10 a 16 de Julho, pilotos de vários estados brasileiros para 0 30º Campeonato Brasileiro de Balonismo, o evento é classificatório para o Mundial 2018.

19983913_1147307005401575_3810830129646254023_o

19642322_1003666719773373_8559023562061943929_n
Vice Campeão Markus Kalousdian, Campeão: Ronaldo Morales e em 3º colocação Warley Macedo.

Resultados no site da organização.

Campeonato Mundial de Parapente em Monte Avena | Feltre – Itália 2017.

De 1 a 15 de Julho a equipe brasileira de PARAPENTE composta pelos pilotos Cristiano Ricci, Rafael Saladini, Deonir Spancerski, Erico Oliveira e Bruno Menescal como Team Leader, estiveram representando em Monte Avena | Feltre – Itália no Campeonato Mundial de Parapente… Evento com 150 pilotos, masculino e feminino, representando 48 países.

DOLOMITI região de altas montanhas na Itália foi a sede desse evento… Foram realizadas 11 provas sendo uma CANCELADA, nesse período, 1 dia foi dedicado ao descanso… Saldo positivo em relação a dias de competição.

equipe Bruno Menescal, Rafael Saladini, Cristiano Ricci, Deonir Spancerski e Erico Oliveira.

b8

Feito as inscrições, desfile pela cidade de Feltre de todas as delegações e seus atletas, uma festa, a pequena cidade e sua comunidade foram as ruas para festejar e aplaudir, SHOW!.

ins

cópia de b7

Dia de treino e a equipe brasileira é comentada pelo fato de todas as velas dos pilotos terem as cores verde e amarelo, e por onde estavam no pelotão apareciam sempre nas fotos, destacando.

b6

20046629_970156206460178_203520037479666977_n

20108179_970156256460173_4963758832761557482_n

Começa o 15º Campeonato Mundial de Parapente e já na primeira reunião dos Team Leader, mudança de rampa, a organização desloca o evento para Monte Rubbio em Bassano, 39km de Feltre.

b9

b24

b22

Comissão técnica, STAFF na montagem diariamente nas rampas e a entrega dos trackers, todos envolvidos para o inicio do Campeonato.

b11

b12

20046848_970156213126844_3839773601205941470_n Pilotos checando seu peso com equipamentos e não ultrapassar os valores estabelecidos no regulamento e também achar o melhor para sua performance.

b13 Briefing.

20106692_970156076460191_2270416696004603209_n

b23 Prova do Dia.

b19 Briefing entre a equipe brasileira, discutir, tática e rotas para o melhor desempenho o piloto Guilherme Vacilloto nos apoiou com gráficos da região.

b20 Todos os dias antes da decolagem a equipe se juntava para desejar uma boa sorte aos membros do time.

b16 Decolagem dos pilotos brasileiros Erico Oliveira

19956305_1625617150782016_1088449901870213476_o Janela aberta.

b17 Chegada no GOAL de toda a equipe brasileira Deonir Spancerski

b15 Rafael Saladini melhor brasileiro no dia 9º.

b18 Cometeu um erro no START… E chegou atrasado Cristiano Ricci.

Primeiro dia do Campeonato e começamos em 4º lugar por Nação.

 ” No decorrer do evento acertos e erros foram cometidos, posições ganhas e perdidas e no final ficamos com a 7ª posição por Nação, Rafael Saladini o melhor brasileiro na competição ficou na 18º seguido de Erico Oliveira em 24º, Deonir Spancerski na 76º e Cristiano Ricci na 93º posição.”

Os resultados de cada prova e final no site da organização e no AIRTRIBUNE.

 

RPL1T – Recorde Mundial – Brasil

RECORDE MUNDIAL DE PARATRIKE A CAMINHO DA HOMOLOGAÇÃO PELA FAI.

Parabéns a Cesar dos Santos Medeiros e Paulo Sérgio Seabra

================================================

Claim number : 18178

Sub-class : RPL1T / Paramotors : Paraglider Control / Landplane / Flown with one person / Thermal Engine Category : Not applicable Group : Not applicable Type of record : Distance over a closed circuit without landing Course/location : Tijucas do Sul – Parana (Brazil) Performance : 222,4 km Pilot : Paulo Sergio Seabra (Brazil) Aircraft : Lift S / Apco powered by HE 210 Date : 11.06.2017 Current record : 207.8 km (27.08.2011 – Henrik Jacobus Theron, South Africa)

================================================

with

================================================

Claim number : 18179

Sub-class : RPL1T / Paramotors : Paraglider Control / Landplane / Flown with one person / Thermal Engine Category : Not applicable Group : Not applicable Type of record : Distance over a closed circuit without landing Course/location : Tijucas do Sul – Parana (Brazil) Performance : 222,4 km Pilot : Cesar dos Santos Medeiros (Brazil) Aircraft : Double Fly / Onika powered by HCB 300 Date : 11.06.2017 Current record : 207.8 km (27.08.2011 – Henrik Jacobus Theron, South Africa) ================================================

The details shown above are provisional. When all the evidence required has been received and checked, the exact figures will be established and the record ratified (if appropriate).

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial