PLS 2835/19 – TFAC 5272 -ANAC

[email protected] [email protected] !

 

Tive a honra e a satisfação de representar a CAB  no Senado Federal na última terça-feira, dia 20 de agosto, mais especificamente na Comissão de Assuntos Econômicos-CAE, quando foram discutidos temas de interesse relevante para aeronaves que são cadastradas pela ANAC, como balões, aviões até 5.700kg,  dirigíveis, planadores e helicópteros com até 2.730kg. Uma taxa de certificação criada com a formação da ANAC, sabemos todos nós,  inviabiliza a certificação deles e há muitos anos tentamos resolver esta situação. Este ano, o Senador Angelo Coronel abraçou a ideia e o Senador Styvenson Valentim também. Ambos atuam, respectivamente,  como autor e relator do projeto PLS 2835/19.

 

Nessa terça-feira, portanto, o assunto estava na pauta como o item 20 para aprovação pela Comissão. Porém, a ANAC pediu vistas e, com isso, o projeto não foi a votação. A comunidade ficou apreensiva, pois os atletas, no caso do Balonismo, enxergam nesse projeto uma grande oportunidade de poderem ter as suas aeronaves certificadas e, com isso,  trabalhar oficialmente levando interessados a realizarem voos panorâmicos, fomentando a economia local de turismo e prestação de serviços. Dessa forma,  o atleta poderá, finalmente, viver do que mais gosta de fazer que é voar e, portanto, estar cada vez mais preparado para as competições. Com essa aprovação, claro, ganharão todos: o turismo, o Aerodesporto,  a indústria da aviação e a inovação tecnológica.

 

Por isso, [email protected], se esta revisão do projeto for para o bem de mais causas, com muito gosto aguardamos e faremos tudo o que for possível para que esse momento chegue de forma mais rápida para acrescentar o que mais deve ser adequado às novas realidades da aviação.

 

Contamos com a ANAC na parceria dessa solução e com os Senadores Autor e Relator do Projeto,  Angelo Coronel e Styvenson Valentim. O nosso agradecimento especial aos dois senadores é extensivo, também, aos demais Senadores do CAE-Comissão de Assuntos Econômicos, que, com os seus votos, com certeza farão a diferença para o crescimento da aviação, do turismo e dos esportes aéreos, que muito ajudarão o Brasil a gerar recursos extremamente necessários nesse período crucial do país.

 

Obrigada pela atenção e pelo apoio habitual de [email protected] !

 

Marina Posch Kalousdian – presidente da CAB

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial