Ata de Assembleia Geral Extraordinária expõe as mudanças para 2019

Já está publicamente disponível a ata da Assembleia Geral Extraordinária da CAB – Comissão do Aerodesporto Brasileira, realizada no dia 29 de março de 2018. Ela contém informações importantes sobre novos procedimentos e adequações de valores de mensalidades e licenças a partir de 2019. Para conhecer o conteúdo geral e específico da assembleia, basta acessar https://www.cab.org.br/wp-content/uploads/2016/07/Ata-AGE-29-03-2018-registrada.pdf

Mensalidades e licença FAI – Entre as mudanças, estão as alterações nas mensalidades das filiadas, que passam de R$ 220,00 por mês para R$ 620,00 para CBB, ABUL, FBVV e ACRO. A CBPq e CBLV passam a pagar, cada uma, R$ 1.875,00. E a COBRA R$ 300,00. Com isso, a licença esportiva FAI cai de R$ 270,00 para um valor máximo de R$ 100,00, cobrado diretamente de cada entidade. Algumas poderão cobrar até esse teto, mas outras menos, ficando essa decisão a critério das respectivas representações. Porém, o sistema de solicitação continuará o mesmo, através do link https://licenca.cab.org.br/#!/login.

Emissão de boletos – A CAB não irá mais emitir boletos. Cada entidade cobrará diretamente de seu filiado e irá permitir à CAB a emissão ou não. Outra novidade é que todos os participantes de eventos categorias 1 e 2, além de recordes, terão que, já a partir de 01 de janeiro de 2019, solicitar suas licenças esportivas FAI. A taxa anual de filiação da CAB à FAI, no valor de 4.080 francos suíços, continuará a ser cobrada à parte. Sendo assim, a previsão de entrada na CAB será de R$ 6.530,00 por mês. E a previsão orçamentária anual em 2019 será de R$ 78.360,00.

Segundo a presidente da CAB, Marina Posch Kalousdian, essas medidas aprovadas em assembleia geral extraordinária trarão mais agilidade e irão exigir mais empenho de todos os agentes envolvidos no setor para melhorias e novas conquistas. “Ajustes e modernização são palavras chave em um ambiente cada vez mais competitivo. E o Aerodesporto, como qualquer atividade que persegue sucesso e autonomia, precisa também de adequações que sejam viáveis para manter o equilíbrio e solidez de nossas ações individuais e coletivas”.