3º Campeonato Panamericano de Parapente em Baixo Guandu no estado do Espirito Santo – Brasil.

Inscrição feita e cerimonia de abertura realizada na Praça São Pedro, 21 países inscritos com 119 pilotos, sendo que 35 brasileiros… O PanAmericano em Baixo Guandu, começa com a subida dos equipamentos e pilotos para a rampa de Monjolo, comissão reunida, é definida um Race To Goal de aproximadamente 78km, numa condição com pouco vento… Janela aberta e as decolagens sendo realizada sem nenhum problema, em 30 minutos praticamente todos estavam no ar se posicionando para abertura do START… Subida pelo lado direito da rampa com uma térmica residente entre as cordilheiras… Prova com muitas variáveis onde a liderança e pelotões eram trocados a cada transição… O ultimo pilão que realmente definiu e fez com que cada piloto utilizasse sua estratégias, alguns utilizando rotas previsíveis que não funcionou, o pelotão atropelou por cima e outros separando do mesmo e finalizando a prova em destaque.

28378699_609257806077063_7677320480816126967_n Cerimonia de abertura

29694612_609258046077039_2693396034051026226_n Rastreador, mapa e identificação.

30226423_611369869199190_5729478903915872256_n Area do QG.

26229729_1897222083621520_7289050296461865883_n Rampa do Monjolo.

29694834_1899285746748487_2471793496402275892_n Rafael Saladini, Jarbas Mello, Marcelo Prieto. Richard Pethigal e Nick Greece

b1.2 Comissão de prova.

b1.3 Placa de Prova.

29683784_1900599743283754_7530154581796744606_n Prova do dia.

29694487_1899286110081784_3158393527198845761_n Rampa.

29572897_1899285793415149_254712838065581499_n Briefing.

29694731_1899285923415136_2823204941040168437_n Prova do Dia.

decolagem3.4-1024x600 Janela aberta.

decolagem-3.7-1024x574 Deonir Spancerski. piloto da equipe brasileira.

29595552_1899286023415126_9154524625929246700_n Decolagem.

29573142_1899286090081786_6367911065693513525_n Termica na cara da rampa.

Segundo dia de prova com um race to goal de 63km… condição diferente do dia anterior com o vento norte nordeste, com predominância lateral, com entrada de frente, apesar disso decolagem com todos os pilotos no ar sem muito stress… Apesar que entre as decolagens finais um incidente fez com que a organização mudasse as atenção, mas continuando as decolagens sem nenhum problema… Posicionamento para abertura do START e o piloto do sul retorna a rampa para pouso esse não conseguiu e foi para o foothill pousando em segurança apesar de um set de suas linhas estarem com nó… Prova em andamento e é acionado o helicóptero para o salvamento do piloto que havia sofrido o acidente entre uma das cordilheiras, acesso difícil por via terrestre… No radio a prova ia se alternando na liderança e pelotão… Piloto resgatado pela equipe de salvamento, mas infelizmente o impacto sofrido na cordilheira de pedras fez com que suas fraturas multiplas levassem ao óbito… Meus sentimentos aos familiares e a comunidade brasileira… Ultima perna indo para o pilão no contra vento… Essa perna foi o diferencial para os que arriscaram e fizeram uma melhor rota e linha… Parabéns ao sul mineiro Leandro Padua que matou a prova do dia.

21768091_1899285983415130_7279616178357860206_n Fila de decolagem.

29595326_1897222280288167_2600867509178388345_n Checagem de equipamento.

29790735_1899286076748454_8527203777387011831_n Rampa.

29573341_1898155443528184_5105754654681278224_n Transição, START aberto.

29789950_1900599793283749_5863563734805410100_n Posicionando para a prova.

Após o DAY OFF devido o acidente do dia anterior o evento retorna a competição, uma homenagem na rampa do Monjolo, organizado pelo piloto piloto Richard Pethigal é realizado, uma enorme roda é feita pelos pilotos para realização da cerimonia. Um momento de silencio entre a comunidade… Comissão de piloto é reunida, com um sombreamento parcial na região, um Race to Goal de 44.8km é montada… Uma prova que se tornou uma correria porque a meteorologia local mudou e o sol apareceu… Mudando toda perspectiva… Posicionamento na abertura do START, térmicas e linhas de transição eram disputada a todo instante, o FULL SPEED praticamente… Transição final entre EnZo’s e um Boomerang11 que veio por trás avançando até o END SPEED SECTION… No geral deu o venezuelano Daniel Zaragoza de OZONE EnZo3, vence a prova do dia seguido do argentino Michel Guillemot  GIN Boomerang11, os brasileiros chegam em seguida Leonardo ” Leozinho” Machado de Governador Valadares e Mauro “Tytto” Caberlon do Rio Grande do Sul ambos de OZONE EnZo3.

30124136_1900599719950423_8946920922395608347_n Homenagem ao piloto Alessandro Heringer.

29598041_1900599883283740_8565242169991706824_n Goal.

p1-1024x621 Chegada.

P7-1024x592 Vencedor do dia.

2 dias com provas CANCELADAS devido as condições meteorológicas “CHUVA”… Apesar de céu encoberto e teto baixo a organização levou os pilotos para a rampa e prova montada, todos aguardando a abertura da janela e uma melhora nas condições… Race to Goal de 40km aproximadamente… Correria total fazendo com que um erro seria prejudicial na tabela, já que haveria descarte… Pilotos entrando na nuvem e sendo desclassificados, o lider cai nesse protesto e brasileiros ficam nas 2 primeiras posiçøes no geral.

RESULTADOS no site da organização.

Individual Leandro Padua – Vice Campeão, Jeison Zeferino Campeão e Michel Guillemont em terceiro.

geral Podio GERAL.

Equipe Brasil Vice Campeã, Colombia Campeã e Venezuela em terceiro.

 

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial